Alerta falso de míssil levou pânico ao Havaí

A população das ilhas do Havaí entrou em pânico há alguns dias atrás, depois que uma mensagem enviada por engano aos celulares dos seus moradores, dava um alerta sobre uma ameaça de míssil. A mensagem ainda dizia que ela não fazia parte de um treinamento.

 

A mensagem causou pânico na população havaiana por cerca de quarenta minutos, enquanto procuravam por abrigos. Somente depois de todo esse tempo, as autoridades das ilhas e o grupamento militar começaram a esclarecer a população, de que tudo não passou de um engano. Segundo Richard Rapoza, porta-voz da AGEH (Agência de Gerenciamento de Emergências do Havaí), a mensagem foi mandada por engano devido à uma falha humana e toda a situação ainda estava sendo investigada.

 

O senador democrata pelo Havaí, Brian Schatz, declarou através do seu Twitter, que essa mensagem ter sido enviada ao povo havaiano por engano é inadmissível, já que ela deixou todo o território havaiano completamente em pânico. Ele ainda acrescentou que devem ser tomadas medidas duras e rápidas, e que os responsáveis devem ser punidos, ainda alertando que todo esse processo deve ser alterado, para que não aconteçam mais erros desse tipo.

 

O Comando Militar do Pacífico levou um pouco mais de quarenta minutos para desmentir o falso alerta, depois que verificou que não existia nenhuma ameaça de míssil a caminho do arquipélago. Mas o que causou mais indignação foi que essa nova mensagem para desmentir o risco de míssil, não ocorreu da mesma forma que a primeira, chegando em todos os celulares dos habitantes das ilhas. Ela veio através de um tuíte, fazendo com que o pânico da população ainda demorasse mais tempo, até que se esclarecesse toda a situação.

 

O arquipélago é um dos locais turísticos mais famosos dos Estados Unidos, onde muitas praias, ilhotas, montanhas, centenas de atóis e muitos vulcões, fazem parte das oito ilhas principais do estado do Havaí.

 

Mas o Havaí fica mais perto do continente asiático do que do território norte-americano, já tendo sido atacado durante a Segunda Guerra Mundial pelo Japão.

 

Mas depois que a Coreia do Norte começou a testar vários mísseis, sendo que o território norte-coreano fica a uma distância relativamente curta do arquipélago havaiano, a sua população se encontra em um estado de alerta constante. Isso ainda se agravou mais depois que  os líderes dos dois países,  passaram a trocar ameaças verbais entre eles.

This entry was posted in Postagens. Bookmark the permalink.