Carro compartilhado pode diminuir o trânsito

Além dos altos preços que são praticados pelos táxis, o trânsito torna-se mais intenso com a circulação deles principalmente nos horários de pico. Nas grandes cidades o alto número de carros juntamente com os demais veículos leva a um intenso tráfego que muitas vezes causa um desgaste que influencia diretamente a qualidade de vida dos cidadãos, pensando nisso, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveu um estudo que revela que a quantidade de táxis em Nova York que chega a 14 mil, poderia ser facilmente substituída por apenas três mil carros que tenham um serviço compartilhado. A solução além de agilizar o trânsito e descongestionar as ruas e avenidas de cidades populosas como Nova York, também inevitavelmente trará mais economia para o bolso de quem precisa de um transporte mais cômodo e com um bom serviço.

Depois de uma extensa análise baseada em um algoritmo que verifica dados de três milhões de viagens, Daniela Rus, líder do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT, chegou à conclusão que serviços que oferecem compartilhamento de carro como o Uber, trazem uma diminuição do número de veículos nas ruas e não têm dificuldade nenhuma em atender toda a demanda.

Uma outra facilidade que o compartilhamento de carro pode trazer é a melhoria na espera. Em pouco menos de 3 minutos um aplicativo otimizado pode levar seus usuários de forma eficaz ao destino solicitado. Contribuindo para o meio-ambiente por evitar a emissão de gases tóxicos, a necessidade de uma forma mais prática e compartilhada nos serviços de locomoção podem trazer resultados altamente satisfatórios na qualidade de vida dos grandes centros urbanos.

De acordo com Daniela Ruz: ““Em vez de transportar uma pessoa de cada vez, motoristas podem transportar duas a quatro de uma vez só, o que resulta em menos viagem, menos tempo e mesma renda”.

Estudos como esses que trazem uma usabilidade que facilita a praticidade de locomoção têm um impacto grande quando são usados de forma eficaz. A busca por uma constante evolução que está ligada a uma necessidade gradual, é importante para que o progresso continue fazendo o seu papel de trazer soluções que só melhoram a vida da população.

 

This entry was posted in Postagens. Bookmark the permalink.