Coreia do Sul é o país dos professores “Pop star”

Como é possível tornar-se extremamente rico, famoso e prestigiado? Alguns podem responder que é necessário ser um grande ator ou um brilhante empresário. Outros podem dizer que o caminho se encontra nas mais altas patentes da medicina, direito e engenharia. Contudo, na Coreia do Sul, existe uma profissão comum em todo mundo que pode garantir sucesso, fama e prosperidade: o professor.

Isso pode ser um choque cultural para os ocidentais. Porém, na Coreia do Sul, os professores são vistos com alto nível de respeito e reconhecimento, assim como o estudo é uma verdadeira obsessão nacional.

É muito comum ver adolescentes estudando incessantemente das 8h da manhã até as 11h da noite. Pais trabalham duro, algumas vezes em empregos que os impedem de ver a família por semanas, só para conseguir bancar as melhores escolas particulares do país.

Isso acontece, pois, segundo estudos, a metodologia de educação na Coreia do Sul é uma das mais bem-sucedidas do mundo, entretanto, também é uma das mais rígidas.

Adolescentes sul-coreanos se veem pressionados pelo pensamento que é impossível ter sucesso se fracassar nos estudos, disseminado pelos pais e pela sociedade. Isso explica os altos índices de depressão e suicídios de jovens no país.

Porém, é justamente essa obsessão com a educação que possibilita a ascensão de homens como Cha Kil-young.

Conhecido como Mr. Cha, o professor de matemática é o mais famoso educador na Coreia do Sul atualmente.

Trabalhando como professor em uma escola particular online, em apenas seis anos, Cha foi capaz de adquirir não apenas fama, mas também, muita fortuna. Essa instituição conta atualmente com cerca de 3 milhões de alunos.

Durante uma sessão no cabeleireiro, se preparando para uma aula, Cha foi entrevistado para uma matéria da BBC. Nessa entrevista, o professor descreveu seu penteado como “fogo artificial”, a fim de mostrar a seus alunos sua paixão pela educação.

Uma característica conhecida de Mr. Cha são suas roupas extravagantes e seu jeito irreverente ao ensinar a ciência dos números, atraindo uma impressionante quantidade de fãs. Tratado como uma estrela pop, Cha pode ser visto ao lado de importantes celebridades. Já até mesmo gravou uma música com uma famosa cantora pop do país, como forma de incentivo aos alunos que iriam realizar o KSAT, um importante exame na Coreia do Sul.

Em uma nação com tamanho empenho e obsessão pelo estudo, professores se tornando febres nacionais, como o caso do Mr. Cha, tendem a tornar-se cada vez mais comuns.

Mais informações no site:

http://www.bbc.com/portuguese/internacional-38693025

 

This entry was posted in Postagens. Bookmark the permalink.