Enem 2017 ocorrerá em novembro

O Exame Nacional do Ensino Médio, prova de caráter nacional que tem crescido nos últimos anos, ocorrerá em novembro deste ano. A atual eleição do exame será realizada com uma novidade: ao invés de ser realizado em somente um final de semana, com a realização de provas no sábado e no domingo, será realizado em dois domingos consecutivos – 5 e 12 de novembro de 2017.

As áreas de conhecimento seguem as mesmas que tradicionalmente são utilizadas, e dividem-se em linguagens, ciências humanas e redação, no primeiro domingo (5), e matemática e ciências da natureza, no segundo (12).

Além desta, que é a principal novidade, houve certa reformulação nas provas, como a alteração da redação para o primeiro dia do exame, o fim da possibilidade de utilização do Enem como conclusão do Ensino Médio, a não mais divulgação dos resultados por escola e a personalização dos cadernos de prova com o nome e o número de inscrição do candidato que a está realizando.

Neste ano, o Enem teve 7,6 milhões de inscritos – o menor número desde 2013 e queda exponencial em relação ao ano passado, quando o exame teve mais de 9 milhões de inscritos. Tal modificação deve-se, em parte, às novidades trazidas pelo Ministério da Educação, como a não possibilidade de utilização do exame para a conclusão do Ensino Médio (agora, os interessados em um Ensino Médio mais curto devem realizar o Enccepa).

É recomendado aos candidatos que cheguem com uma hora de antecedência ao local de prova constante no sistema do Inep na internet – que pode ser consultado com o login e a senha do candidato. Os resultados do exame poderão ser acessados a partir do dia 19 de janeiro de 2018, e serão disponibilizados de forma total e separada, com a nota do candidato em cada área de conhecimento.

Mais informação acerca do Enem podem ser obtidos no site oficial do exame, clicando-se aqui.

 

This entry was posted in Postagens. Bookmark the permalink.