Mundo jurídico: Como iniciar uma carreira de sucesso ao concluir a faculdade de Direito!

Ao concluir o ensino médio, vem um longo período de muita dedicação para você que optou em cursar a graduação superior em Direito. De repente, você se forma e dá um leve suspiro indicando que tudo acabou e finalmente vai ter tempo para viver a sua vida, mas percebe, antes mesmo da respiração voltar, que tudo está apenas começando.

É completamente aceitável que, nesse momento, venha uma insegurança. No entanto, você deve entender que o mundo jurídico traz oportunidades ímpares para quem busca uma carreira sólida.

É necessário definir desde já qual o seu objetivo profissional e traçar uma meta. Se você quiser ser tudo, possivelmente não será nada.

Buscar uma especialização pode ser um caminho. Se você tem prazer em ensinar outras pessoas, pode partir para uma pós-graduação “Strictu Sensu” como o mestrado, estando apto a lecionar ou até a se tornar um pesquisador do meio jurídico, ou “Lato Sensu”, em que aprenderia a dominar uma ciência específica dentro do Direito.

Desenvolver seu networking é fundamental. Estabelecer uma rede de contatos profissionais com pessoas que possam compartilhar serviços e informações úteis é uma grande estratégia.

Se o seu sonho é advogar, continue estudando todas as matérias que você estudou na faculdade pois você terá que enfrentar, obrigatoriamente, o exame da OAB (Ordem de Advogados do Brasil) que tem 2 fases distintas e não costuma ser nada fácil. Já os concursos públicos do universo jurídico têm salários atrativos e a concorrência é muito grande. Portanto, defina qual profissão você quer seguir dentro da área e foque nisso.

Esteja atualizado, pois o Direito tem a finalidade de reger a vida em sociedade e essa muda com o passar dos tempos, bem como as normas jurídicas.

Valorize seu trabalho para conseguir respeito no mercado e cobre honorários justos por seus serviços. Aja, sempre, com razoabilidade.

Nunca se esqueça de observar a gramática e suas regras. Dominar o idioma é condição necessária para o exercício das profissões dessa área.

Siga essas dicas valiosas e tenha muito sucesso em seu caminho dentro do mundo jurídico.

This entry was posted in Postagens. Bookmark the permalink.