O empreendedor Flavio Maluf reporta estratégias para quem está pensando em desistir

Ao longo de uma carreira profissional certamente obstáculos e dificuldades surgirão. Nesse momento, o homem de negócios ou mesmo um funcionário de uma companhia podem se sentir amedrontados e tentados a desistir – e, às vezes, talvez esteja a poucos metros do objetivo e ainda não saiba. Por conta disto, o empresário presidente das empresas Eucatex e empreendedor Flavio Maluf relata algumas estratégias de grande valia para quem está pensando em jogar a toalha.

Avalie o quanto você já percorreu

Você se dedicou a um objetivo por bastante tempo, porém, contratempos impediram de finalizar a tarefa no prazo desejado. Antes de renunciar à meta, separe algum tempo para refletir sobre o quanto você já avançou nessa missão. Faça um comparativo, um antes e depois. Você até pode não ter concluído a tarefa, mas, com certeza, progressos foram realizados, cita Flavio Maluf. Relembre o quanto de força você canalizou para dar início a atividade e a alimente-a para alcançar o propósito final.

Não viva se comparando

É perfeitamente natural que o ser humano efetue comparações com o próximo. Talvez colegas e amigos estejam em um bom momento profissional, com carreiras estabelecidas enquanto seu caminho, atualmente, possa parecer pouco convencional. Não se deixe enganar pelo fato da vida alheia parecer mais confortável, enquanto você trilha um caminho de incertezas. Absolutamente todo mundo tem um caminho único a percorrer, algo só seu. Dessa foram, preste menos atenção aos outros e foque em você. O empresário Flavio Maluf reporta que apenas você sabe as razões que o levaram a escolher esse caminho. Então efetue o percurso no seu ritmo, sempre confiando em seus instintos.

Seja paciente enquanto está focado nos seus objetivos

Manter a serenidade quando as coisas não estão ocorrendo da forma planejada é fundamental. Uma pessoa que consegue dominar a paciência pode alcançar qualquer objetivo. A frase: “O maior obstáculo para a criatividade é a impaciência”, faz todo sentido. Quando se deseja muito alguma coisa, a vontade de acelerar o processo, de fazer e acontecer é pungente. O ponto aqui é sempre lembrar que, para qualquer meta de grande valor, é imperativo que suas ações sejam consistentes e esmeradas. Atente-se mais aos meios do processo do que aos fins, relata Flavio Maluf. Mesmo que todas as suas atitudes e movimentos estejam corretos, pode levar um tempo até que se concretizem em resultados.

Deixe que seus próprios erros sejam seu melhor professor

Você pode utilizar seus erros de duas formas distintas. Ou eles serão ignorados e, inevitavelmente, você acabará naufragando junto ao navio que está em busca dos seus objetivos ou serão utilizados de forma útil, refinando sua estratégia para os desafios que serão apresentados em seguida.

Sob uma outra perspectiva, seguir um caminho sem errar, sem tropeços ou dificuldades, pode ser ainda mais perigoso. Quando o sucesso é alcançado de forma rápida e sem dificuldades, pode originar o nascimento de atitudes arrogantes e presunçosas em qualquer profissional – levá-lo a acreditar que apenas ele tem razão em tudo. Desta forma, quando se deparar com uma falha, não saberá lidar coma situação. Por isso, faça dos erros aliados para tornar-se mais forte e preparado, indica o presidente das empresas Eucatex,  Flavio Maluf.

 

 

This entry was posted in Postagens. Bookmark the permalink.