Pesquisa mostra que alguns sentimentos podem causar dores de cabeça

Image result for dor de cabeça

Raiva, preocupação, excesso de trabalho e dormir mal estão entre os principais motivos para se ter dores de cabeça que passa de 200 causas e afeta 80% das mulheres e 20% dos homens . “É uma dor intensa que pode ter diversas consequências no dia a dia, pois piora com qualquer atividade física e está frequentemente associada à náusea, vômitos e desconforto com a exposição à luz e sons altos”, explica o neurologista Deusvenir de Souza Carvalho, membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC).

Podendo ser um problema genético, as dores de cabeça por tensão muscular, pré menstruação, barulho, cheiro ou luz forte quando acontece com frequência acompanhado de outros fatores é diagnosticado como enxaqueca. Essa dor forte vem acompanhada de um enjoo, tontura, e faz com que a pessoa fiquei sensível a luz chegando ao ponto de não conseguir abrir os olhos. No caso de enxaqueca a cabeça dói apenas de um lado e é uma dor pulsante que parece que o lado está latejando. Existem fatores específicos que ativam diferentes áreas do cérebro e os hormônios ativam as glândulas hipófises que afetam a audição, gosto, cheiro e a visão.

Alguns alimentos podem contribuir para as pessoas que já tem predisposição as dores de cabeça, que muitas vezes nem com uma mudança alimentar conseguem se livrar delas. Uma das causas pode ser também ficar muito tempo sem se alimentar e o excesso de café. Funciona como um circuito elétrico, onde as artérias se dilatam e fazem com que a dor se torne insuportável e a duração de uma crise de enxaqueca pode durar entre 4 horas até 3 dias.

O médico neurologista Marcelo Calderaro alerta sobre a medicação usada no tratamento e diz que: “Um indivíduo deve tomar, no máximo, um analgésico a cada dez dias, totalizando 36 no ano. Alguns exageram na dose e chegam a consumir quase 1,5 mil comprimidos por ano”.

Existe diferença entre dor de cabeça e enxaqueca. A dor de cabeça conhecida como cefaleia, dura apenas algumas horas, tem origem emocional e é causada por tensões que podem ser resolvidas com uma simples massagem na região do ombro. Dores frequentes precisam ser tratadas e devem ter um diagnóstico médico exato, pois pode ser sintoma de algo mais grave como meningite, encefalite ou até um AVC Acidente Vascular Cerebral, procure sempre ajuda médica.

Existem tratamentos alternativos, dependo do tipo de dor de cabeça, como acupuntura e fisioterapia que deve ser avaliada por um profissional qualificado, pois se tratada de modo errado pode atrasar a conduta correta do tratamento.

Outras possíveis causas das dores de cabeça é doenças infecciosas como sinusite que é inflamação na mucosa da face. Uma boa parte das dores de cabeça no dia a dia não são frutos de doenças graves, mas deve sempre ser avaliado por um médico através de exames.

Veja também: Por que as mulheres sofrem mais com dor de cabeça do que os homens? Aprenda a prevenir a enxaqueca

 

This entry was posted in Postagens. Bookmark the permalink.