Pesquisa revela que mais brasileiros estão desenvolvendo intolerâncias e alergias alimentares

Resultado de imagem para alergias

Especialistas confirmam que tem aumentado o número de casos de alergias e intolerâncias alimentares. Uma nova pesquisa feita com pessoas maiores de 16 anos mostrou que 35% delas sentiam algum tipo de desconforto após a ingestão de leite e derivados.

O número chama a atenção, mas o que assusta é que 8 em cada 10 pessoas nunca receberam um diagnóstico médico a respeito da doença, e só 4% dos participantes da pesquisa, de fato procuraram por ajuda médica para tratar os sintomas.

Até um ano atrás, Letícia era uma ávida consumidora de leite e derivados, como iogurtes, queijos e manteiga, mas depois de uma grave infecção intestinal, percebeu que a bebida não era assim tão benéfica para seu corpo. “Depois que eu consumo um produto com lactose, automaticamente já começo a me sentir mal. Eu sinto tontura, dor no estômago, e as vezes até enjoo. Esses são os sinais de que algo que eu comi não me fez nada bem”, disse a bancária, Letícia Formiga.

Ela conversou com muitos amigos, fez diversas pesquisas na internet, e percebeu que seus sintomas batiam com a intolerância à lactose. Desde então Letícia evita consumir leite e seus derivados, mas até o momento ela ainda não tem um diagnóstico médico alegando a sua intolerância.

“Eu não sei qual tipo de médico poderia me ajudar. Se seria um nutrólogo, ou se uma nutricionista poderia diagnosticar o meu problema, ou ainda uma avaliação com um alergista seria necessário. Mas eu pretendo procurar ajuda médica em breve para entender melhor a rejeição do meu corpo”, disse Letícia.

Uma pesquisa feita pelo Instituto Data Folha revelou que 1/3 da população do país sente algum desconforto após ingerir leite ou derivados. Mas o que realmente preocupa os especialistas, é que poucas pessoas têm procurado por ajuda médica para tratar ou até mesmo diagnosticar de fato a alergia alimentar.

O alergista e professor de imunologia da USP, Fábio Morato Castro, explica que há diferença entre a intolerância e a alergia alimentar:

“Intolerância é quando a pessoa tem carência de uma enzima ou quando as enzimas não funcionam adequadamente que acabam ocasionando problemas digestivos como diarreia, gases, cólicas, entre outros. Já a alergia é diferente, o sistema imunológico está envolvido nesse problema, então o corpo acaba criando anticorpos. E pior do que a intolerância, a alergia pode causar outras doenças como, asma, renite, anafilaxia e até mesmo a morte provocada pela ingestão do alimento”, explica Fábio.

Ao eliminar esses alimentos da dieta é preciso ter cuidado para não perder nutrientes importantes. Um bom alimento que deve ser consumido pelas pessoas é a manteiga, que contém propriedades benéficas para o sistema digestivo. No entanto, para quem tem intolerância ou alergia à lactose, ou para qualquer pessoa que queira excluir a lactose da dieta, a melhor opção é a manteiga ghee, que nada mais é do que uma manteiga clarificada livre de lactose e caseína.

 

This entry was posted in Postagens. Bookmark the permalink.