Pretinho Básico, programa de rádio do Grupo RBS, de Eduardo Sirotsky Melzer, é o terceiro melhor Podcast do Brasil

No último dia 2 de abril o famoso – para os gaúchos – “Pretinho Básico”, programa de rádio transmitido pela Rede Atlântida, pertencente ao Grupo RBS, que é presidido por Eduardo Sirotsky Melzer, completou a sua primeira década de existência. Antes disso, porém, ganhou da Apple o título de um dos melhores Podcast do país – ele foi o terceiro mais baixado do Brasil em 2016. São mais de 81 mil ouvintes por minuto.

O programa – que integra a categoria de humor do Grupo de comunicação da família Sirotsky e possui duas edições diárias, umas às 13h e outra às 18h – nos últimos anos, apostou no engajamento do público em outras plataformas além do rádio – são quase um milhão de seguidores no Facebook, com alcance que supera cinco milhões de usuários, e mais de 400 mil seguidores no Instagram.

Inclusive, foi através delas – das redes sociais – que Eduardo Sirotsky Melzer manifestou o orgulho pelo sucesso do Pretinho Básico – “Programa Pretinho Básico da Rádio Atlântida FM e do Grupo RBS foi o 3º podcast mais baixado do Brasil em 2016. Parabéns a Alexandre Fetter, Arthur Gubert, Duda Garbi, Luciano Potter, Marcos Piangers, Pedro Smaniotto, Porã, Rafinha e a toda a equipe do programa”, escreveu ele.
Com todo o conteúdo voltado para esfera do humor, são apresentadas aos ouvintes do Pretinho Básico informações sobre o cotidiano, sobre futebol e diversas outros assuntos. Como Podcast, o programa está disponível em Soundcloud, aplicativo, Facebook, ao vivo ou gravado.

Entenda o que é Podcast

A expressão, que surgiu em 2004, trata-se da junção das palavras iPod com broadcast (transmissão via rádio). Em palavras simples, nada mais é do que uma maneira de se transmitir arquivos de áudio na Internet, produzidos por profissionais e também amadores – ou seja, refere-se a uma espécie de programa de rádio virtual direcionado a temas específicos.
Os arquivos podem ser escutados em dispositivos como computadores, notebooks, celulares, tablets, entre outros aparelhos. É comum que, através dessa mídia, autores disponibilizem listas com músicas e expressem suas opiniões sobre os mais diversos assuntos. Os créditos do conceito são atribuídos ao ex-VJ da MTV, Adam Curry.

O Grupo RBS e Eduardo Sirotsky Melzer

Fundado em 31 de agosto de 1957 por Maurício Sirotsky Sobrinho, o Grupo RBS é um conglomerado de mídia brasileiro presidido, atualmente, por Eduardo Sirotsky Melzer – neto do fundador. O empresário alcançou a presidência do Grupo em 2012 e, em 2015, a presidência do Conselho de Administração da companhia.

Eduardo Sirotsky Melzer, no entanto, adquiriu experiência antes de entrar na rede de comunicação da família. Ele começou a carreira no ano de 2002 – nos Estados Unidos, como Analista Financeiro Sênior da Delphi Corporation. Dois anos depois, em 2004, foi Diretor-Geral da empresa de mídia não-tradicional BoxTop Media. Depois de um longo caminho, voltou ao Brasil e, finalmente, chegou ao negócio dos Sirotsky. Ele também é o fundador da e.Bricks Digital.

Atualização 23/06/2017: O executivo este mês, passa a integrar  a lista dos 17 líderes da próxima geração de empresas familiares para se observar em 2017, de acordo com o Cambridge Institute for Family Enterprise por sua atuação a frente do Grupo RBS, da família Sirotsky.

É a terceira vez seguida que o empresário Eduardo Sirotsky Melzer  é indicado pelo instituto, que através de uma equipe de especialistas seleciona os integrantes da lista, anualmente.

This entry was posted in Postagens. Bookmark the permalink.